Palestra: Vestindo a Dama do Século 18


A moda do século 18 nos fascina. Maria Antonieta, Madame de Pompadour e Catarina, a Grande, são alguns dos ícones daquele século que foram celebrados no cinema e na TV. Mais recentemente, a série “Outlander” parece ter reacendido o interesse das pessoas pelo século 18, em especial pela moda.

moda seculo 18

Uma pequena amostra das modas francesas da década de 1780

Aqui em Santa Catarina, em especial no litoral, o século 18 é sempre lembrado por duas questões: a construção do sistema de fortalezas, algumas ainda hoje preservadas e abertas à visitação, e a chegada massiva de colonos açorianos a partir de 1748.  Esses dois eventos, interligados, ajudaram a dar um pouco das características arquitetônicas e culturais do litoral catarinense.

fortaleza anhatomirim século 18

A imponente Fortaleza de Anhatomirim é formada por um conjunto de construções do século XVIII. Atualmente administrada pela Universidade Federal de Santa Catarina, pode ser visitada por turistas e escolas.

No próximo dia 13 de agosto, a SHD estará presente na Feira da Freguesia – uma iniciativa da Prefeitura de São José, que tem movimentado o centro histórico da cidade com gastronomia, música, artesanato e uma série de atividades culturais. No mês de agosto, quando a feira completa três anos de existência, nós participaremos pela primeira vez, levando uma atividade especial para o Museu Histórico.

palestra moda seculo 18

Será um bate-papo sobre a moda feminina no século 18, trazendo alguns tópicos importantes: a produção das roupas, os materiais usados, peças de suporte que criavam a silhueta da época, as questões de gênero dentro da indumentária, o papel social da moda naquela época, etc. Tudo isso junto com uma demonstração passo-a-passo da montagem do traje, desde as peças de suporte até os acessórios. As peças da demonstração são parte do nosso acervo e estão sendo produzidas a partir de peças originais preservadas em museus!

 

Vamos abrir o baú de roupas da História?

SERVIÇO

13.08, ÀS 16h30min

Museu Histórico Municipal de São José

Palestra gratuita e sem inscrições prévias

 

SOBRE A PALESTRANTE

Pauline Kisner é historiadora formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fundadora e CEO da Sociedade Histórica Destherrense, é fascinada pela história dos hábitos das pessoas comuns – e por isso se dedica a pesquisar, principalmente, a Moda e a Alimentação de outros séculos. Além da pesquisa, ela reproduz trajes dos séculos 18 e 19, recriando os moldes e técnicas de costura de cada época.

Compartilhe

About S.H. Destherrense

Somos um grupo de reconstrução histórica com sede em Florianópoolis-SC e vamos levar você em uma viagem no tempo pela nossa história.


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

One thought on “Palestra: Vestindo a Dama do Século 18