Programação: Outubro Imperial


 

Em outubro de 1845, os imperadores D. Pedro II e D. Teresa Cristina fizeram uma longa visita a Santa Catarina, passando por várias cidades e marcando para sempre nosso estado. Em outubro, a Sociedade Histórica Destherrense e a Floripa Dazantiga convidam você a conhecer a história da visita imperial em três locais diferentes: o centro de Florianópolis, o centro de São José e a Freguesia de Santo Antônio de Lisboa.

Confira a programação completa:

 

07/10 – Roteiro “Floripa Imperial”

Com saída às 14h dos jardins do Palácio Cruz e Sousa, o roteiro “Floripa Imperial” refaz o passeio a pé que os imperadores fizeram em 15 de outubro de 1845 pelo centro da cidade. Sua anfitriã será D. Joaquina Brião, uma profunda conhecedora da história dessa visita, que contará para você porque o imperadores visitaram Santa Catarina naquele momento e como era a vida e a paisagem em Desterro no século 19.

Nessa edição especial de outubro, professores de todos os níveis de ensino, das redes pública e privada, terão direito à gratuidade no roteiro mediante comprovação de seu vínculo empregatício e disponibilidade de vagas.

Reservas: https://www.sympla.com.br/tour-floripa-imperial__186025

 

08/10 – Convescote Imperial

A segunda cidade catarinense a receber a visita dos imperadores foi São José da Terra Firme, que este ano também receberá um evento especial: o Convescote Imperial integra a programação da Feira da Freguesia de outubro. Você acompanhará o cortejo imperial no Centro Histórico de São José e está convidado a participar do nosso piquenique anual, que contará também com uma oficina de danças históricas.

As atividades são gratuitas e abertas ao público!

 

16/10 a 20/10 – Atendimento às escolas

Entre segunda e sexta-feira, nossa equipe de historiadores realizará versões adaptadas do roteiro “Floripa Imperial”, destinadas aos alunos de Ensino Fundamental de escolas da Grande Florianópolis. Cada roteiro será acompanhado pela nossa Guia de Turismo e conduzido pela historiadora e professora Pauline Kisner, buscando abordar as características sociais, políticas e econômicas de Florianópolis no período 1840-1860 e auxiliando os alunos a relacionar os conteúdos de Brasil Império à realidade local.

Informações e agendamentos: contato@floripadazantiga.com  ||  (48) 991 512 894 (WhatsApp)

 

21/10 – Lançamento do roteiro “Santo Antônio Imperial”

A antiga Freguesia de Santo Antônio de Lisboa guarda uma relação muito íntima com a memória da visita imperial. Com seu casario tombado como patrimônio histórico nacional e o pôr-do-sol mais encantador de toda a Ilha, Santo Antônio parece nos convidar a viajar no tempo. No dia 21, D. Joaquina será novamente sua anfitriã  para contar a história da freguesia e da passagem dos imperadores por lá.

Informações e reservas: contato@floripadazantiga.com  ||  (48) 991 512 894 (WhatsApp)

Compartilhe

About S.H. Destherrense

Somos um grupo de reconstrução histórica com sede em Florianópoolis-SC e vamos levar você em uma viagem no tempo pela nossa história.


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

One thought on “Programação: Outubro Imperial