10 invenções do século 19 que mudaram o mundo


O século XIX é lembrado pelas mulheres com cinturas minúsculas e pelos homens com suas cartolas altas (e barbas estranhas), mas esse é o século dos inventores. Acompanhe conosco algumas das invenções mais revolucionárias dos anos 1800.

 

1. Comida enlatada (1810)

Anúncio de sopa de tomate em lata, da década de 1890.

No ano de 1810, um mercador inglês chamado Peter Durand patenteou um método inovador para conservar os alimentos. A técnica consistia em colocar verduras e carne em potes fechados e cozinhá-los por um longo período de tempo. Embora essa técnica já fosse usada na França desde o século XVIII, a inovação de Durand era a embalagem: latas metálicas. Para conseguir a patente, que era concedida pelo rei, Durand precisou passar por um teste, enviando comida enlatada a bordo dos navios ingleses por um período de 4 a 6 meses. Comprovada a eficácia do método, Durand registrou a patente da comida enlatada.

Em 1812 ele vendeu a patente para outros dois industriais, Bryan Donkin e John Hall, que eram fabricantes de recipientes de latão. Esses dois cavalheiros iniciaram a produção em larga escala de comida enlatada. Em 1813, eles já forneciam quase toda a alimentação do exército e da marinha britânicos – uma grande vantagem para os soldados e marinheiros ingleses que lutavam nas Guerras Napoleônicas e uma revolução na conservação de alimentos.

 

2. Locomotiva (1813)

Trem da American Express. Cartão portal da década de 1890.

George Stephenson era um rapaz pobre que vivia numa região de mineração da Inglaterra. Em 1813, ele foi responsável por construir o primeiro motor a vapor totalmente funcional, num período onde cada engrenagem precisava ser feita à mão!

A primeira locomotiva foi pensada para transporte de carvão, mas logo o trem começou a transportar outros materiais e então pessoas. Vários quilômetros de ferrovias foram construídas em toda a Europa, nos Estados Unidos, no Brasil…O trem acabou se tornando um dos ícones mais lembrados do século XIX e um símbolo da intensa industrialização do período.

 

3. Cirurgia Plástica (1814)

 

Ilustração de um manual de cirurgia corretiva de 1833, com a mesma técnica de enxerto usada por Carpue.

A primeira cirurgia plástica de que se tem notícia foi realizada na Inglaterra pelo médico Joseph Constantine Carpue. O paciente foi um oficial do exército que perdera boa parte do nariz devido aos tratamentos com mercúrio, que era usado como medicamento naquele tempo. Carpue cortou uma tira de pele da testa do paciente, torceu, dobrou e fixou com pontos, para depois moldar um nariz novo. Após várias semanas enfaixados, o oficial teria se espantado ao olhar no espelho e ver um nariz no rosto novamente.

A cirurgia foi um sucesso por ter usado pele do próprio paciente. Num segundo momento Carpue repetiu o experimento com outro soldado e os resultados foram os mesmos. Então, devemos a Carpue a primeira rinoplastia do Ocidente – e ele deve aos cirurgiões egípcios, que no século VI a.C. já realizavam operações semelhantes.

 

4. Máquina de Costura (1830)

singer invenções 1895

Propaganda da Singer de 1895.

Embora o conceito da máquina de costura existisse desde 1755, eram máquinas pesadas, caras e difíceis de operar. Apenas em 1830, quando o alfaiate francês Barthélemy Thimmonier resolveu aperfeiçoar a tecnologia já existente, é que as máquinas de costura se tornaram verdadeiramente práticas. Thimmonier chegou mesmo a montar uma fábrica de uniformes para o exército, que foi destruída em um incêndio.

Graças a Thimmonier foi possível pensar as primeiras linhas de produção de roupas em escala industrial. A popularização da máquina de costura ajudou no processo de passagem de uma produção artesanal e personalizada de roupas para o modelo de produção industrial em série que temos hoje.

 

5. Máquina Analítica (1835)

maquina analitica invenção babbage 1835

Gravura do Illustrated London News sobre a apresentação da Máquina Analítica.

Charles Babbage é considerado o pai da informática moderna. Em 1835, ele apresentou ao mundo uma invenção absolutamente inovadora: a máquina análitica, uma espécie de calculadora mecânica e embrião dos computadores modernos. Bem, ele apresentou o conceito da máquina, que por fatores financeiros e tecnológicos acabou não sendo construída na época. O código que garantiria (em tese) o funcionamento dessa máquina foi escrito por Ada Lovelace, considerada a pioneira da programação. Agradeça a eles pelo seu computador/tablet/celular.

 

6. Código Morse + Telégrafo (1835)

Sala de Telefonia e Telegrafia do Instituto Smithsonian, em 1881.

Graças à invenção do Código Morse e do Telégrafo, pela primeira vez pode-se transmitir mensagens em tempo real. Em pouco tempo, os principais países do hemisfério norte estavam conectados e logo havia cabos submarinos conectando os dois lados do Oceano Atlântico.

O telégrafo permitiu, por exemplo, que as notícias da Primeira Guerra Mundial fossem transmitidas de modo quase instantâneo e foi uma arma importantíssima para os repórteres e espiões do século XIX. Uma espécie de ancestral da internet, só que codificado.

 

7. Fotografia (1837-1839)

O mais antigo daguerreótipo conhecido, mostrando o interior do ateliê do próprio Daguerre em 1837.

Os franceses Daguerre e Niépce desenvolvem a forma mais rudimentar de fotografia, o daguerreótipo, uma impressão de imagem sobre uma superfície que não desbotava com o tempo, como as tentativas anteriores. Até o fim do século, a fotografia seria continuamente aperfeiçoada, com a diminuição progressiva do tamanho das câmeras e do tempo de exposição do negativo. Somente graças à invenção e aperfeiçoamento da fotografia é que foi possível desenvolver o cinema no fim do século.

A fotografia foi tão popular no século XIX quanto é hoje em dia – só que, em lugar de comida, muita gente fotografava os mortos. Não estamos brincando: essa era uma prática bem difundida, sobre a qual você pode ler mais clicando aqui.

 

8. Papel higiênico (1857)

Anúncio da Scott, c. 1895, explorando a “evolução” dos sabugos de milho ao papel higiênico em rolo.

Desnecessário ressaltar a suma importância desse invento para a humanidade!

O conceito do papel higiênico surgiu em 1857, como um equipamento médico. Apenas a partir de 1879, quando a Scott (sim, a mesma que existe até hoje!) começou a vender o papel no formato de rolo que conhecemos, ele se popularizou como artigo de higiene.

 

9. Telefone (1876)

telefone graham bell

Graham Bell faz a ligação inaugural da primeira linha de telefone de longa distância nos Estados Unidos, em 1876.

Embora Alexander Graham Bell tenha sido o primeiro a registrar a patente do telefone, outro inventor americano desenvolveu a mesma tecnologia, ao mesmo tempo, dando início a uma longa batalha judicial vencida por Graham Bell.

Durante uma exposição científica nos Estados Unidos, o Imperador D. Pedro II teve contato com Graham Bell e ficou maravilhado com a invenção, tanto que mandou instalar linhas telefônicas ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis assim que retornou ao Brasil.

O telefone trouxe uma outra inovação: telefonista era uma das poucas profissões mais ou menos respeitáveis que uma mulher poderia ter fora de casa. Os postos de trabalho abertos nas estações de telefonia representavam uma forma inicial de independência para muitas mulheres no século XIX.

 

10. Cinematógrafo (1895)

 

lumiere cinema invenção

Propaganda das exibições públicas organizadas pelos irmãos Lumière, c. 1898.

Técnicas e equipamentos para criar a ilusão de movimento a partir de fotos ou gravuras já eram conhecidas, mas as “animações” eram de curta duração. Somente em 1895 os irmãos Lumiére conseguiram desenvolver um equipamento mais ou menos portátil que permitisse a projeção de “fotos em movimento”. As primeiras projeções eram curta-metragens simples, como a filmagem da saída dos trabalhadores de uma fábrica. Mas o cinema fez um sucesso estrondoso e aos poucos começou a substituir o teatro como entretenimento popular.

 

OUTRAS INVENÇÕES

Máquina de sorvete (1834)

Revólveres (1836)

Selos Postais (1837)

Grampeador (1841)

Primeiro uso de anestesia em extração de dentes (1846)

Alfinete de Segurança (1849)

Pasteurização (1856)

Motor de combustão interna (1858)

Metralhadora (1861-1862)

Plástico (1862)

Dinamite (1866)

Sismógrafo (1880)

Turbina a vapor (1884)

Lava-Louças (1886)

Coca-Cola (1886)

Lentes de Contato (1887)

Zíper (1893)

Aspirador de Pó (1899)

 

Compartilhe

About S.H. Destherrense

Somos um grupo de reconstrução histórica com sede em Florianópoolis-SC e vamos levar você em uma viagem no tempo pela nossa história.


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

One thought on “10 invenções do século 19 que mudaram o mundo