Para entender o século 19: Era Napoleônica, Regência e Brasil Joanino


Quando falamos sobre o século 19 , é comum que as pessoas se confundam um pouco com os nomes dos diferentes períodos e também com os anos. Nesse artigo, vamos falar brevemente sobre os períodos em que se divide esse século e algumas de suas características gerais. Como bônus, cada período traz a indicação de alguns filmes que ajudam a ilustrar melhor o “clima” de cada época.

 

O QUE É ESSE TAL DE “SÉCULO 19”?

Também referido como “Oitocento”, compreende o período que vai do ano 1801 ao ano 1900. Em linhas muito gerais, é o século das grandes invenções, da industrialização dos países da Europa e dos Estados Unidos – mas também a época da colonização e exploração da África e da Ásia pelas potências europeias e do surgimento dos movimentos operários.

Quando falamos dos “períodos” e “eras”, é importante observar que muitos desses termos se referem a países específicos, então um mesmo intervalo de tempo pode ter vários nomes diferentes, dependendo do país a que nos referimos. Um exemplo é a Era Vitoriana (1837-1901): no Brasil, temos o Segundo Reinado (1840-1889) acontecendo ao mesmo tempo; na França, o Segundo Império (1852-1870); e na Alemanha o Segundo Reich (1870-1918), só para citar alguns exemplos.

Nessa primeira parte, trataremos do período que vai de 1800 a 1822.

 

ERA NAPOLEÔNICA (1799-1815)

A Era Napoleônica corresponde ao período em que Napoleão Bonaparte governou a França e comandou o exército daquele país em várias campanhas militares contra outros países europeus. Foi um período de grande instabilidade, em que a guerra era uma constante na vida das pessoas.

O termo “Era Napoleônica” ou “Guerras Napoleônicas” se refere principalmente à Europa Continental, sendo que a Grã-Bretanha, que não chegou a ser invadida pelo exército francês, tem um outro termo específico, que veremos a seguir.

Alguns acontecimentos desse período que você talvez lembre da escola incluem o Bloqueio Continental, Transferência da Corte Portuguesa para o Brasil e a Batalha de Waterloo.

Indicações de Filmes: “Guerra e Paz” (1956), “Os Fantasmas de Goya” (2006), “Minha Amada Imortal” (1994) e “Waterloo”(1970).

 

 

REGÊNCIA BRITÂNICA (1811-1820)

Corresponde a um período de transição entre o século XVIII e a Era Vitoriana e se refere ao período no qual o Reino Unido foi governado não pelo rei, mas pelo regente. O rei Jorge III sofria de transtornos mentais e seu filho passou a governar o país no lugar dele. Durante esse período, o Reino Unido se envolve nas guerras contra Napoleão Bonaparte, das quais sairá vitorioso. Para os ingleses foi uma época de prosperidade econômica e avanço da indústria têxtil, mas também de grandes gastos com a guerra e de exageros por parte da nobreza.

É possível que você conheça o período da Regência Britânica a partir dos livros da inglesa Jane Austen e dos vários filmes e séries que adaptaram suas obras. A mais famosa é “Orgulho e Preconceito”.

Indicação de filmes: “Orgulho e Preconceito”, “Razão e Sensibilidade”, “As Aventuras de Horatio Hornblower”, “Mestre dos Mares”, “Feiras das Vaidades”.

 

BRASIL JOANINO (1808-1821)

Trazendo o recorte histórico para o Brasil, aqui temos o Período Joanino, que começa com a chegada da Família Real Portuguesa em 1808 como consequência das Guerras Napoleônicas. Esse período de profundas alterações, especialmente no Rio de Janeiro, termina com o retorno de Dom João VI para Portugal, a permanência de Dom Pedro I no Brasil e tem uma ligação direta com a Independência do Brasil (1822).

Nesse período, quando os portos brasileiros são abertos aos navios de comércio ingleses, uma série de mercadorias industrializadas inglesas começam a circular na colônia, inclusive os artigos de moda. O Brasil também ganha sua primeira biblioteca, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma Imprensa Real e um banco. É um período de grandes mudanças econômicas, sociais e políticas.

Não indicaremos filmes para esse período da história brasileira, porque as produções que existem basicamente comédias e caricaturas que não se preocupam em retratar as mudanças que a chegada da Família Real trouxe para o país.  Indicaremos duas séries que podem ser assistidas online: “1808-a Corte Portuguesa no Brasil“, produzida pela Globo; “Dom João Carioca“, animação produzida a partir dos quadrinhos desenhados por Spacca com roteiro da historiadora Lilia Moritz Schwarcz.


About S.H. Destherrense

Somos um grupo de reconstrução histórica com sede em Florianópoolis-SC e vamos levar você em uma viagem no tempo pela nossa história.